segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Data da Páscoa

DATA DA PÁSCOA

Qual é a data correta da PÁSCOA?
A PÁSCOA acontece exatamente no primeiro domingo de LUA CHEIA, depois do EQUINÓCIO de março (na lua cheia depois de 21 de março).

Explicando:
Durante o ano, acontecem dois EQUINÓCIOS, ou sejam: duas vezes no ano o dia tem a mesma duração da noite.
Segundo o dicionário on-line:
Equinócio vem do latim “aequinoctiu” – ponto da órbita da Terra em que se registra igual duração do dia e da noite, e que ocorre nos dias 21 de Março (equinócio da Primavera do Hemisfério Norte) e 23 de Setembro (equinócio do Outono do Hemisfério Norte ou Primavera do Hemisfério Sul).
Por que o dia da Páscoa ficou assim definido?
Porque a Páscoa é uma tradição dos judeus.
Os judeus celebravam uma nova vida que as chuvas traziam às pastagens e conseqüentemente aos rebanhos e também celebravam as primeiras colheitas. Posteriormente a libertação do Egito, com a travessia do Mar Vermelho, se tornou o marco e motivo principal da celebração de uma nova vida, da Páscoa.
Os judeus celebravam a páscoa em um ritual em que lembrava os momentos difíceis e a ação salvadora de Deus, agradecendo por tudo e oferecendo seus bens e a si próprio a ele, se comprometendo a fazer tudo o que Deus quiser.

E o que tem haver isso com equinócio?
É simples:
O primeiro equinócio, 21 de março, é o início da primavera naquela região do planeta. O início da primavera é a data mais simbólica para se comemorar uma nova vida, a Páscoa.

E por que na lua cheia?
A lua tem um ciclo diferente ao ciclo dos meses. Assim a lua cheia pode ser no dia 21 de março ou até cerca de 28 dias depois.
O calendário judaico se baseia no ciclo da lua. Eles contam luas e não meses.
Numa época em que não havia energia elétrica a lua cheia era simbólica: significava bênção, luz de Deus. A lua cheia era ocasião de festas, principalmente das festas que duravam dias e noites seguidas como a páscoa.
Por isso a celebração da páscoa na primeira lua cheia da primavera.

A páscoa é no sábado ou no domingo?
Para os judeus sempre foi e ainda é no sábado.
Para os cristãos é no domingo, dia semanal da ressurreição de Cristo, pois para os cristãos é o maior marco de passagem para uma nova vida.

Agora podemos repetir a primeira resposta sobre a data da Páscoa:
A PÁSCOA acontece exatamente no primeiro domingo de LUA CHEIA, depois do EQUINÓCIO de março (na lua cheia depois de 21 de março).



FELIZ PÁSCOA!
Autoria: Mário Joaquim Batista

Um comentário:

Klickada disse...

Oi, Mário, feliz Páscoa pra vc tb!
Que vc continue sempre sendo que elemento de transformação para a vida... vida com qualidade!!
Vale lembrar que, para que haja transformação, a vida antiga, que não está "funcionando" mais, tem que morrer para que uma outra surja, CHEIA DE LUZ (da lua e do sol, né? = EQUINÓCIO, que vc explicou). É a Pessach!! Cheia de sacrífícios e de mudança de hábitos... Mas VALE A PENA!!!
FELIZ PESSACH!!!