quarta-feira, 28 de novembro de 2007

DIA da MULHER . 2012



DIA  da  MULHER


Na Constituição Federal a Mulher é igual ao homem. Estranho, pois Mulher é Mulher e Homem é Homem.
Que a nossa nação possa a cada dia entendê-la mais como um ser específico, importante em seu jeito próprio de ser.
Dentre as demais normas se destaca a “Maria da Penha” onde a Mulher é vítima indefesa.
Não desejo isso a nenhuma Mulher. Creio em uma sociedade com relações respeitosas e cooperativas.
Se nas leis não encontrei a Mulher que creio deva ser, talvez o poeta a apresenta. “Flor do jardim humano, ternura e aconchego da aurora ao poente, incansável rainha do lar...”
Todos nós gostamos de beleza, atenção e um lar em ordem, mas Mulher não é apenas serva e enfeite. Porém conheço poeta que vê a Mulher como autora do destino: Milton Nascimento em Maria, Maria, mostra a perspicácia e a garra da Mulher. Entretanto parece vê-la sozinha. Que a solidão possa dar seu lugar a encontros significativos e duradouros a todas as Mulheres.
Abri a Bíblia, na busca da Mulher que enobrece a comunidade em que convive: “não é bom que o homem esteja só (...) da costela fez a Mulher”. Esta sim, é da mesma carne e mesmo criador, mas uma outra criatura. Originou do lado para ser amiga, colega, parceira, companheira em todos os momentos. Fruto do desejo e ação do mesmo Deus para gozar das mesmas prerrogativas e corresponsabilidades.
MULHER, hoje é o dia especial de homenageá-la e lembrar da importância de seu jeito específico de ser.
PARABÉNS mãe, irmã, esposa, colega, amiga, companheira, educadora ...
Que Deus as ilumine na construção e conquista constante de seu ser, de seu importante personagem na história da humanidade.
Que a nação alcance a maturidade nas relações, quando o respeito e a cooperação mútua serão espontâneos e sinceros, dispensando a força da lei.
Que ao anoitecer da vida cada Mulher e cada Homem possa dizer: se eu fosse outra pessoa, gostaria de ter convivido comigo. E principalmente: tive oportunidades e soube ser feliz.
Mulher, seja você e seja feliz.
Um forte abraço!

2012
Prof. Mário Joaquim Batista

Nenhum comentário: